Jackson Silva
Cerca de cinquenta crianças do Projeto de música Soul da Paz, da UPP São Carlos, deram um show e foram aplaudidas durante a apresentação de abertura da Ação Social Dia do Voluntariado.
O evento aconteceu das 9h às 15h, neste sábado, (29/8), na Praça Roberto Campos, perto da Estação de Metrô Estácio, na região Central do Rio. O soldado Hindemburg Carrilho Neto apresentou para o público os projetos sociais realizados pela tropa da UPP São Carlos. Responsável pelas aulas de canto e de violão, Carrilho ressaltou a importância da música como prevenção contra a violência.
“É melhor prevenir do que corrigir. As ações que promovemos nos ajudam a mostrar uma polícia parceira, que incentiva essa geração a buscar um futuro diferente”, disse o policial.
Dona Aracy de Oliveira estava orgulhosa do filho Gabriel, de dez anos, que canta no coral da UPP.
O soldado Marcelo Baptista de Paula também estava emocionado. Ele é professor de flauta e teoria musical.
“Essas crianças fazem parte de uma geração com nova referência da polícia. É esse o nosso objetivo. Queremos, cada vez mais, ficar lado a lado com a sociedade”, ressalta o soldado.
Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços, como atendimento de assistência social, direito do consumidor, corte de cabelo, exames de vista, orientação jurídica, oficinas de reciclagem, apresentação de grupos culturais da região e muita brincadeira para a criançada.
A iniciativa contou com a parceria da UPP São Carlos, associações de moradores do Morro da Mineira, além dos bairros Estácio e Cidade Nova, assim como, da Prefeitura do Rio.
A iniciativa tem como objetivo usar a música como resgate social, assim como ocupar as crianças e passar uma referência de política de Segurança Pública eficaz.
A major Camille Jubram está há oito meses sob o comando da UPP São Carlos. A oficial que não escondia o orgulho pela tropa, fez questão de registrar cada momento da apresentação dos policiais e das crianças na Ação Social Dia do Voluntariado.
“Antes essas crianças nem queriam chegar perto dos policiais. Hoje, elas entram na minha sala. A visão mudou com o nosso convívio. Os policiais são proativos. Fazem tudo com carinho e amor. É emocionante fazer parte de uma missão que pode mudar a nossa sociedade para um futuro de paz”, disse a major Camille Jubram, disparando orgulho pela equipe.
Para conferir a galeria de fotos (em alta resolução) clique aqui.