Imprensa RJ
O Complexo Esportivo da Rocinha, equipamento da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, tornou-se, nesta terça-feira (25/02), o primeiro Polo de Educação à Distância (PED) do Rio de Janeiro.
Com um investimento de R$ 2,5 milhões, o espaço traz a proposta inovadora de reunir, em 1.200 metros quadrados, diversos cursos de graduação, de Ensino Fundamental II e Médio da rede Centro de Estudos de Jovens e Adultos (Ceja) e de formação profissional. O Governo do Estado ainda pretende instalar mais oito centros como esse em todo o Estado.
O Polo de Educação à Distância da Rocinha será administrado pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
A estrutura do local compreende:
• 9 salas de tutoria
• 2 laboratórios de informática
• 2 laboratórios de física
• 1 biblioteca
• 1 auditório de 100 metros quadrados
• Rede wireless e módulos independentes para o Ceja e Cederj.
Os cursos de graduação à distancia são oferecidos pelo Consórcio Cederj, formado por oito instituições públicas de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UFF, UniRio, Uenf, UFRRJ e Cefet, IFF).
No PED Rocinha há quatro cursos universitários: Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), Administração (UFRRJ) e Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet-RJ).
Já a Rede Ceja oferece o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º anos, e o Ensino Médio para Jovens e Adultos. Os três cursos profissionalizantes – Eletricista Predial, Encanador/Instalador (bombeiro hidráulico) e Segurança no Trabalho – são fruto de parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).