Soraya Batista
Além de oferecer Projetos de Prevenção de esportes que vão desde Muay Thai e Jiu-Jitsu até modalidades olímpicas como Judô e Karatê, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também marcam presença nas competições locais. Atletas da Equipe Knock Down, da UPP Rocinha, participaram neste domingo (19/07), da 15ª edição do campeonato Favela Kombat, na quadra da G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha. A equipe já foi eleita a melhor da Liga Carioca de Muay Thai, em 2011.
O evento, que teve 13 lutas nas modalidades de Muay Thai Amador e Profissional e Mixed Martial Arts (MMA), foi realizado pelo professor do projeto de lutas da UPP Rocinha, Diego Buchecha. Os atletas Ricardo 'Tigrão', Matheus 'Perigo', Reinaldo 'Rey Primata' e Richard Rodrigues competiram nas modalidades de Muay Thay e Jiu-Jitsu.
Tigrão competiu na categoria amadora e garantiu o cinturão. Já o atleta Rey Primata foi vencedor na modalidade profissional e recebeu o prêmio das mãos do comandante da UPP Rocinha, major Sidnei Robson Pazini da Silveira.
As disputas contaram com estrutura de octógono profissional, equipe de médicos e paramédicos e ambulância. Todos os lutadores só entraram no ringue com equipamentos de segurança, e menores de idade só puderam competir na categoria Amador, com autorização dos pais.
As edições do Favela Kombat são sempre itinerantes e já passaram por diversas comunidades pacificadas. Os próximos duelos serão em São Gonçalo, no dia 5/9, no Clube Tamoio. De acordo com o a coordenação do evento, a comunidade do Vidigal deve sediar a edição de novembro.
Para conferir a galeria de fotos clique aqui.