Por Sávio Resende
Em época de temperaturas elevadas e recesso escolar, 50 crianças, adolescentes e adultos das comunidades da Providência e Pereira Pinto inscritos nos projetos de prevenção da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela e da Vila Olímpica Machado de Assis ganharam um dia de cachoeira num dos cartões-postais mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro: Floresta da Tijuca, localizada na zona sul. O passeio foi realizado, na última quinta-feira, 11, no horário de 10 às 15 horas.
De acordo com a subcomandante da UPP Providência, Tenente Bianca Cardoso, o local escolhido para o passeio possui uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro e é repleto de belas cachoeiras naturais. Segundo a oficial, os policiais que atuam no policiamento de proximidade foram os responsáveis pela viabilização do passeio que ainda contou com a distribuição gratuita de lanches. "Foi muito divertido. É uma ação tradicional muito esperada e concorrida no qual temos grande prazer em viabilizar aos moradores”, destacou Bianca.
Na avaliação da agente do CRAS, Martha Menechini, a cachoeira é o melhor e mais seguro passeio em tempos de clima quente. Ela destacou, ainda, a ansiedade de algumas crianças que nunca conheceram o lugar. "Foi um dia muito especial e com muita diversão. Todos estavam muito felizes e animados”, afirmou.
Para a chefe da Assessoria de Proximidade das UPPs, major Bianca Neves, a colônia de férias é um evento que promove a integração entre polícia e comunidade. Ela também destacou a importância do convívio com os agentes e o referencial na formação da personalidade.