Soraya Baptista
O período de recesso escolar é um tempo de descanso para as crianças, mas pode ser uma preocupação para os pais, que trabalham e não podem dar a devida atenção para seus filhos. Atentos a isso, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Comunidade Fé e Sereno, na Penha, na Zona Norte do Rio, realizam, em parceria com o Sesc, a primeira colônia de férias da comunidade.
A colônia de férias teve início no dia 15 e será encerrada no dia 26 de julho. Nesta sexta-feira, 18, cerca de 300 crianças, de três a 11 anos, participaram de oficina de biscuit, máscaras e pintura facial, assistiram uma exposição de meio ambiente, além de apresentações de circo, boxe e muay thai. Durante todos os dias, foram instalados pula-pulas e casinhas de brinquedos, para a diversão da criançada.
Encarregada da organização do evento, a Soldado Raquel explica que a entrada é livre. Porém o número de participantes é limitado. Por isso, ao entrar, as crianças recebem uma pulseira colorida. Cada cor representa uma faixa de idade e ajuda aos organizadores a direcioná-las para cada atividade.
Para que os pequenos se sintam à vontade, os pais são aconselhados a ficar do lado de fora, esperando o final da recreação. Além de brincadeiras, a colônia de férias também oferece lanche para a criançada.
"Realizar essa oficina é maravilhoso, você vê alegria deles. Também é muito importante preencher esse espaço vazio que eles têm na comunidade, com atividades lúdicas ou ações que contribuam para lhes mostrar os caminhos que levam ao bem-estar social. Eles estão gostando muito. Ao final, são os pais que agradecem", disse Raquel.
As crianças também aprovam as atividades da colônia de férias. Luane da Silva Pita, de 9 anos, diz que foi todos os dias participar das oficinas e que aprendeu várias coisas novas durante esses dias
"Gosto de tudo, venho todos os dias. É bem legal, a gente aprende a fazer máscaras e bonequinhos", disse, referindo-se aos bonecos de biscuit.
Quem também gostou da colônia de férias foi a estudante Cassiane Santos Queiroz, 11 anos. Assim como a amiga, ela também participou e todos de atividades e pretende voltar na próxima semana.
"Isso aqui é muito legal, bem melhor do que ficar em casa. Eu gostei de tudo aqui, mas o que eu mais gostei foi de fazer biscuit, hoje estou fazendo meu primeiro palhacinho", diz orgulhosa.
Bárbara Tatiane dos Santos Monteiro, que estava esperando os filhos do lado de fora da quadra, onde acontecia a colônia de férias, diz que a iniciativa da UPP é benéfica para a comunidade, já que preenche o tempo livre das crianças.
"Eu acho interessante, porque nunca tem nada aqui (na comunidade) para as crianças. É bom, porque pelo menos eles não ficam na rua à toa. Na colônia de férias, eles se distraem aprendendo alguma coisa", declarou.
Na próxima semana, juntamente com as oficinas, haverá recreação com um professor de Educação Física. Representantes da Clínica da Família irão ensinar como escovar os dentes corretamente, além de distribuir pasta de dentes e fio dental para as crianças. Na sexta-feira, 26 de julho, dia do encerramento da colônia de férias, as crianças vão assistir a uma sessão especial de filmes de animação do Cinemão, numa tela que será instalada na quadra da comunidade.